A Importância da Educação do Jovem

A cobrança da sociedade sobre o jovem é imensa. As escolas têm seus programas de Ensino Médio voltadas para que o aluno passe em um vestibular e, nesse meio tempo, já tenha definido sua carreira profissional para, imagina-se, o resto da vida.

A mídia molda suas atrações com segundas intenções comerciais para que, por sua vez, moldem o gosto, a opinião e as atitudes da juventude.

Ainda sem opiniões plenamente formadas, mudando na mesma velocidade em que fervilham seus hormônios, os jovens sucumbem à pressão do meio.

Mais perigosa que tudo isso, temos também o chamado da rua. Em meio às brincadeiras naturais da idade, temos também todo o tipo de vícios, excessos e torpezas de toda a sorte a seduzirem a juventude. Drogas, criminalidade, prostituição, fugas das escolas, jogos em excesso.

Por que, a cada dia que passa, essas adversidades estão engolindo o espaço que deveria ser preenchido por aspirações superiores e ocupações edificantes?

Simplesmente porque o espaço que a educação moral, principalmente a familiar, deveria se fazer presente está largamente deixado de lado, dando a oportunidade para que o “canto da sereia” de todos esses males atinjam meninos e meninas em plena formação de seu caráter e personalidade.

É verdade que não podemos culpar as circunstâncias sociais pos eventuais desvios de caráter e propensões à queda moral, mas não podemos “tapar o sol com a peneira” e fingir que não temos nada a ver com isso.

É urgente e imprescindível que haja uma renovação e fortalecimento dos valores familiares, tão apagados na nossa sociedade voltada para o consumo e para o egoísmo. Amor, carinho e compreensão fazem verdadeiros milagres para a recuperação de relacionamentos em família e é ela que deve estar presente, ouvindo e atendendo aos anseios de pessoas que mal concluíram seu processo reencarnatório. São esses espíritos unidos por laços de amor e compromisso que devem estar presentes para auxiliar nas dúvidas e angústias dos jovens. Existe um certo ditado popular, um tanto difundido hoje em dia, que diz que o que a família não dá, o crime supre. Pode parecer um tanto exagerado, mas nas circunstâncias atuais, vemos que não é.

Além de uma base familiar sólida, é necessária uma boa base moral, edificada sobre valores corretos e construtivos. Temos a religião e os exemplos e ensinos de Jesus que são de imensa ajuda e que, compreendidos e vivenciados, garantem a formação de um ser humano de bem.

Por fim, incentivar a busca pelo desenvolvimento intelectual, pois quanto mais conhecimento temos, mais informações para julgarmos aquilo que é certo ou errado para nossas vidas.

Olhemos para os nossos jovens e procuremos não enxergar apenas a turbulenta mudança ou a rebeldia e a vontade de mudar o mundo (aliás, extremamente válida, quando bem utilizada), mas os homens e as mulheres do futuro, guardiões de um mundo herdado daqueles que hoje comandam a sociedade. Se quisermos que eles construam um mundo melhor e sejam pessoas ainda melhores, devemos investir nossas vidas e nossos corações para que nenhuma dessas ovelhas do Pai se desgarre do rebanho que Ele criou para a felicidade no bem e na caridade.

Alessandro – Litoral Sul

About these ads

8 Respostas so far »

  1. 1

    yuridc disse,

    A educação realmente é tudo, tanto a moral como a intelectual, que agente sempre se lembre disso no nosso dia-a-dia e futuro.

  2. 2

    Falou e disse, Alessandro!

    E eu digo mais, muito será cobrando a quem muito foi dado. Portanto, nós, jovens conscientes, temos um papel importante aí. Vamos arregaçar as mangas e tentar tocar os corações de outros jovens plantando a semente do bem e mostrando a eles o quão gratificante pode ser espalhar e praticar a lei do amor.

    Um beijo a todos

  3. 3

    Filippo - GEFA disse,

    Querido Alessandro,

    É exatamente neste ponto em que entramos. Entramos com a garra de quem nunca lutou, mesmo já tendo lutado tantas vezes. Entramos com a vontade de jovem e recomeçamos tantas forem as vezes necessárias!

    O crime, a impunidade, a mediocridade e tantas outras portas que chamam o jovem não podem, de maneira alguma, nos desmotivar. Como dizia a parábola (do inglês StopBalls), o pastor larga todas as ovelhas atrás da ovelha desgarrada. Burrice? Não! Todas as ovelhas são importantes!

    Abraço!

  4. 4

    andressa disse,

    quero uam redaçao sobre a importancia da educaçaoi em nossa vida

  5. 5

    flavia disse,

    Otimo esse trabalho,adorei me ajudou muito na minha pesquisa.

  6. 6

    fernanda disse,

    eu gostei deste trabalho so que deveria ter mais coisas

  7. 7

    Lucas da Silva Brati disse,

    Acho ignorancia da parte deste autor dizer que é apenas na religião,deus e etc,que iremos ser plenos como ser humano,pois o carater se forma através de opiniões proprias e não impostas como a religião é.

  8. 8

    ana paula disse,

    na minha opinião educação estaaavançada…..


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: